Passo 4: Criação de cliente e Tokenização do cartão

📘

O que você irá aprender com esse artigo?

  • Criar cliente via API
  • Tokenizando Cartão de Crédito
    - Iugu.js
    - Token via API

Criar cliente via API

Para fazer o cadastro do cliente na iugu, é preciso realizar uma chamada POST Criar cliente na API, passando as informações necessárias.
Lembrando que para transações com método de pagamento Boleto Bancário, é imprescindível ter as informações de: nome, documento, telefone, e-mail, endereço completo, além das informações da transação.
Estas informações são de extrema importância também, quando se utiliza um antifraude para análise de risco da transação.

Tokenização do cartão de crédito

Toda vez que precisar criar uma cobrança via cartão de crédito, esses dados precisam ser criptografados através do processo de tokenização, garantindo maior segurança no processamento dessas informações. Esse processo pode ser realizado de duas maneiras:

Iugu.JS (*)

Para empresas que não são PCI Dss (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão), o indicado é que o processo de tokenização utilize o método iugu.js. Com esse código de Javascript inserido na sua webpage, você garante que os dados de cartão inseridos pelo cliente serão coletados apenas pelo front-end da sua aplicação. O método iugu.js irá retornar o token desse cartão que você poderá usar para realizar a cobrança direta ou criar a forma de pagamento (salvar o cartão).

Token via Api

Agora, caso sua empresa tenha a certificação PCI Dss, você pode realizar esse processo de tokenização diretamente na API com uma chamada POST na API de Criar Token, onde será gerado um token id e retornado no response.

Para saber como realizar o procedimento de tokenização, acesse a documentação clicando aqui.

Armazenar os dados do cartão de crédito

Uma experiência de compra rápida e com poucos passos ajuda muito a evitar o abandono de carrinho. Uma maneira de garantir isso, é armazenar os dados de cartão para que o cliente não precise preencher novamente toda vez que realizar uma nova compra. Se o seu modelo de negócio tem essa necessidade, você precisa criar uma forma de pagamento com o cartão tokenizado, conforme mostrado no tópico Tokenização do cartão de crédito.

Além disso, você precisa armazenar em sua aplicação, o id do cliente (customer) e utilizá-lo na url da requisição. Dessa maneira, o cartão de crédito tokenizado será atribuído a um determinado cliente. Com isso, basta realizar uma chamada POST na API Criar Forma de Pagamento.

Este modelo é bem utilizado para checkout transparente, para saber mais clique aqui.

(*) Para a utilização do Iugu.js em aplicativos, caso seu sistema não faça leitura de javascript, recomendamos o direcionamento para um webview.

Se atente também que a apresentação do JS da iugu poderá ser bloqueado por plugins bloqueadores de pop-ups e/ou javascripts, além de navegadores que desativam de forma nativa qualquer javascript. Nesses casos, aconselhamos a desativação do ADBlock ou utilizar um script que informe essa necessidade (de desativação) quando o cliente acessar seu sistema.


Did this page help you?