Passo 6: Faturas

📘

O que você irá aprender com esse artigo?

  • Criar faturas
  • Split por fatura
  • Outros fluxos de faturas

Criar faturas

As faturas são os pedidos, basicamente é a configuração do que está sendo vendido e seus detalhes. Diferente da cobrança direta (passo 7), a fatura gera um link que o cliente acessa para realizar o pagamento*. Para criar uma fatura deve ser realizada uma chamada na API de Criar Fatura e informar alguns dados obrigatórios (email do cliente, dados do produto/serviço vendido). Outras configurações não são obrigatórias, mas são utilizadas para determinadas necessidades:

  • Split: definir recebimento desse produto/serviço específico
  • Multas, juros e desconto para essa fatura
  • Limitação de parcelas
  • Métodos de pagamento aceitos
  • Dados do pagador ou referência ao customer, entre outras informações.

Veja diferença de fatura e cobrança direta aqui.

Veja como realizar a criação de uma fatura aqui.

  • Em caso de cartão de crédito salvo, pode ser gerado a fatura e posteriormente chamar a API de cobrança direta para realizar o pagamento automaticamente.

Split por fatura

O split por fatura é usado quando o modelo de negócio exige uma regra de recebimento variável. Por exemplo: supondo que há um Marketplace de serviços, onde tenha serviços de pintura, montador de móveis, limpeza e etc. Ainda nesse cenário, suponha que o montador de móveis precise receber 75% do valor quando se trata da montagem de um guarda-roupa, mas no caso de uma mesa ele receba 80%. Esse é o tipo de modelo de negócio que não há regra definida de comissão para o recebedor, porque depende do produto ou serviço que ele presta.

Na fatura, 100% do valor vai para a conta que está criando-a (conta que está sendo usado o token API para essa criação). Quando é definido um split, precisa ser configurado qual conta, além da conta criadora da fatura, vai receber parte da venda e quanto será essa comissão. Não há limite de contas no split, mas a divisão deve contemplar 100% do valor da venda e deve-se considerar que a conta que cria a fatura paga as taxas iugu (no modelo padrão).

Veja mais detalhes sobre split aqui.

📘

Saiba que:

Split por fatura só pode ser feito via API.

Outros fluxos de faturas

Além da criação das faturas, é possível realizar reembolso (cartão de crédito e PIX) pela API de Reembolsar Faturas. Veja mais detalhes sobre essa API clicando aqui. Também é possível capturar e cancelar faturas, onde é muito usado no fluxo de cobrança em duas etapas. Veja mais clicando aqui.

Assim como Listar faturas e gerar uma segunda via, outro ponto que vale a pena mencionar sobre a API de faturas é o status que ela pode assumir em determinada linha do tempo. Para mais detalhes, acesse aqui.

O pagamento da fatura é realizado pelo link do checkout iugu, retornado no campo secure_url. Mas é possível realizar o pagamento por checkout transparente, informando o id da fatura e o token do cartão na API de cobrança direta (veja o Passo 7).

Para mais detalhes sobre checkout, clique aqui.


Did this page help you?