Criar cashback

📘

O que você irá aprender com esse artigo?

  • O que é cashback
  • Como criar fatura com cashback na iugu
  • Como usar o cashback

Caso de uso

Tenho um marketplace e quero devolver 5% de cashback para os meus clientes em todas as suas compras.

Diagrama de sequência

O que é cashback

Cashback significa dinheiro de volta, ou seja, alguns programas oferecem dinheiro de volta após realizar uma compra e outros incluem um crédito para reutilização na compra seguinte.

Como criar fatura com cashback na iugu

Para trabalhar com cashback na iugu é necessário criar uma subconta para esse cliente e realizar uma configuração de split com a porcentagem ou valor definido, que representa o cashback.

Criar e configurar subconta

Para saber como realizar o processo de criação, configuração e verificação de uma subconta, acesse esse artigo aqui.

Criar a fatura

A definição do split na subconta, que representa o cashback, pode ser feita na configuração da subconta se for um valor padrão. Ou seja, se os produtos sempre retornam 5% de cashback para o comprador, basta informar 95% no split para a conta mestre. Ao criar a fatura utilizando a subconta o valor será distribuído conforme o que foi informado na subconta.

Outra possibilidade seria informar o split diretamente na fatura, para os casos em que cada produto retorna um valor ou porcentagem de cashback diferente. Nesse cenário, basta informar qual o id da subconta e o valor da porcentagem, ou valor de split que o cashback vai retornar.

Cashback com split por fatura

Faça a criação da fatura realizando um POST na API de Criar Fatura, informando o id da subconta que receberá o cashback e qual o valor dele. Nesse caso aqui o cashback será de 10%. Para saber como acessar o id da conta clique aqui.

Modelo de request

curl --location --request POST 'https://api.iugu.com/v1/invoices' \ 
--header 'Accept: application/json' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--header 'Authorization: Basic {{api_token in base64}}' \
--header 'Cookie: __cfruid=1b73fa0fcd5aaa5d72e58dee93da89e98d88de4a-1635344492' \ 
--data-raw '{ 
    "email": "[email protected]", 
    "due_date": "2021-10-28 ", 
    "items": [ 
        { 
            "description": "Item teste c/ cashback", 
            "quantity": 1, 
            "price_cents": 12000 
        } 
    ], 
    "customer_id": "B74B1779689E4684B02BD8D2867656F6", 
    "payable_with": [ 
        "credit_card" 
    ], 
    "splits": [ 
        { 
            "recipient_account_id": "{{account_id}}", 
            "percent": 10 
        } 
    ] 
}'

*Modelo de response

No caso de um pagamento por PIX, o valor estará disponível instantaneamente na conta mestre e na subconta. Porém, se for boleto pode demorar até 2 dias úteis para compensar.

No caso de cartão de crédito, a liquidação (quando o valor fica disponível para saque) ocorre após 30 dias e se for um pagamento parcelado, então cada parcela terá uma data de liquidação. Nesse cenário, o valor que foi informado no split para a subconta só estará disponível no final da liquidação de todo o pagamento.

Como usar o cashback

Depois que ocorre a liquidação do pagamento, então o valor estará disponível na subconta para ser tratado no cashback de duas formas: dinheiro de volta ou crédito para reutilização em outra compra.

No primeiro caso, o valor pode ser resgatado diretamente para a conta corrente do banco à escolha do usuário e pode ter um valor mínimo para saque. Veja como fazer aqui.

No segundo, o saldo disponível funciona como uma criptomoeda, que pode ser reaplicada em situações específicas de acordo com seu modelo de negócio.


Did this page help you?