Upgrade e Downgrade de Assinatura

📘

O que você irá aprender com esse artigo?

  • Upgrade de Assinatura
  • Downgrade de Assinatura

Upgrade de Assinatura

O Upgrade de Assinatura, é o termo utilizado para melhorar as condições da assinatura. Ou seja, se o cliente possui uma assinatura básica e deseja ir para uma assinatura avançada, que contempla um produto ainda mais completo, é realizado o Upgrade de Assinatura.

Caso de Uso
“Quero disponibilizar ao meu cliente a possibilidade de realizar upgrade de sua assinatura. O upgrade pode ser feito de um plano menor para um maior, exemplo: mensal para anual, ou de um plano que comtemple ações limitadas para um que comtemple mais ações do que o anterior e portando é mais caro”.

Diagrama de sequência

Alterando assinatura para uma de maior valor
Exemplificando o cenário do cliente alterar sua assinatura para uma de maior valor apenas, sem alteração de método de pagamento. Para essa alteração do plano dentro da assinatura é preciso realizar um POST na endpoint https://api.iugu.com/v1/subscriptions/{id}/change_plan/{plan_identifier}, passando os parâmetros de id da Assinatura e plan_identifier, que é o identificador do novo plano.

Exemplo de request

curl --request POST \
     --url 'https://api.iugu.com/v1/subscriptions/{{id}}/change_plan/{{plan_identifier}}?api_token={{api_token}}' \
     --header 'Accept: application/json'

Exemplo de response

Downgrade de Assinatura

O Downgrade de Assinatura, é o termo utilizado para reduzir as condições de uma assinatura. Ou seja, se o cliente possui uma assinatura avançada e deseja ir para uma assinatura básica, que contempla um produto menos completo, é realizado o downgrade de Assinatura.

Caso de Uso
“Quero disponibilizar ao meu cliente a possibilidade de realizar downgrade de sua assinatura. O sowngrade pode ser feito de um plano maior para um menor, exemplo: anual para mensal, ou de um plano que comtemple mais ações para um que comtemple ações limitadas do que o anterior e portando é mais barato”.

Diagrama de sequência

Alterando assinatura para uma de menor valor
Exemplificando o cenário do cliente alterar sua assinatura para uma de menor valor apenas, sem alteração de método de pagamento. Para essa alteração do plano dentro da assinatura é preciso realizar um POST na endpoint https://api.iugu.com/v1/subscriptions/{id}/change_plan/{plan_identifier}, passando os parâmetros de id da Assinatura e plan_identifier, que é o identificador do novo plano.

Exemplo de request

curl --request POST \
     --url 'https://api.iugu.com/v1/subscriptions/F97C7355AA4A42A999A5226CBA6D8BC6/change_plan/Natany_Teste?api_token={{api_token}} \
     --header 'Accept: application/json'

Quando é realizada alteração de uma assinatura existem alguns pontos de atenção:

  • Será realizada a cobrança imediata
  • Alteração da data de cobrança:
    Caso a data de cobrança da assinatura for, por exemplo, no dia 10 e a alteração for realizada no dia 27, a data de cobrança irá mudar para o dia 27
  • Cobrança de Pró-rata:
    Assim que a alteração de plano é realizada, a cobrança também é realizada de forma imediata no cartão de crédito, baseada no cálculo de pró-rata.
    O cálculo de pró-rata, se refere a diferença do valor entre os planos, para gerar a cobrança.
    Para maiores informações, temos a documentação https://support.iugu.com/hc/pt-br/articles/201727517-Como-funcionam-as-trocas-de-planos-durante-o-per%C3%ADodo-de-uso-

Caso a assinatura existente seu método de pagamento seja por Boleto Bancário ou PIX, o plano para o qual será alterado precisa conter o método de pagamento Boleto Bancário ou PIX ativado.
Após a alteração do plano, você receberá no response da requisição a informação de “secure url” com a url da fatura da iugu, para seu cliente realizar o pagamento do pro-rata.


Did this page help you?