Alterar método de pagamento de uma assinatura

📘

O que você irá aprender com esse artigo?

  • Como alterar o método de pagamento de uma assinatura
  • Como consultar o cartão definido como padrão para as transações do cliente (cartão default)
  • Como consultar os últimos e primeiros dígitos de um cartão de crédito

Caso de uso

"Um cliente acessa a loja ou sistema querendo realizar uma alteração nos dados de pagamento, mais especificamente de cartão de crédito."

Diagrama de sequência

Como alterar o método de pagamento de uma assinatura

O assinante pode alterar os dados do cartão na sua assinatura, ou também cadastrar um novo cartão para realizar a compra de um serviço ou produto específico.

Para que essa alteração seja feita, é necessário realizar o processo de tokenização desse novo cartão através de uma chamada POST Criar token na API, gerando assim um token id.

Tendo esse id, o próximo passo é realizar uma chamada Criar Forma de Pagamento, que dará como retorno um novo id identificador desse cartão de crédito.

Todavia, como esse cliente já possui uma forma de pagamento atrelada ao seu perfil, é necessário alterá-la através de uma chamada Alterar forma de pagamento.
Pronto! É bem simples e as transações seguintes já usarão esses dados que foram atualizados.

Consultar cartão default

Se o seu cliente adicionou mais de um cartão de crédito, para saber qual deles é o padrão para transações, basta realizar uma consulta na API com a chamada Buscar Cliente, na qual será apresentada uma propriedade chamada default_payment_method_id.

Consultar dados do cartão de crédito

Para consultar os números do cartão, você realiza uma chamada Buscar Forma de Pagamento utilizando o id default_payment_method_id e o id do cliente.

Com uma API como a da iugu, todas essas tarefas são simples e você não precisa se afundar em linhas de código.


Did this page help you?